Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV (Papilomavírus Humano)

Hoje, dia 04 de Março é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV – Papilomavírus Humano. O HPV é um termo coletivo, utilizado como referencia a 100 tipos diferentes de vírus. O HPV pode ser transmitido via penetração vaginal, anal ou através de sexo oral, no contato entre pele e mucosas, e é bastante comum. A maioria das pessoas já foi infectada por HPV em algum momento da vida, contudo, normalmente, a infecção desaparece por conta própria. O que acontece é que em alguns casos, o vírus causa alterações nas células, que podem favorecer o desenvolvimento de células cancerígenas. Apenas 5% das pessoas infectadas apresentam manifestação da doença, que na maioria aparece em forma de verrugas ou ‘cristas de galo’.

O HPV está relacionado a cânceres orais, de colo de útero, vulvar, vaginal, peniano e anal. Os cânceres orais podem se desenvolver em várias áreas, tais como, boca, língua, garganta, palato mole, amígdalas e faringe.

Para reduzir o risco de infecções por HPV, e outras ISTs (DSTs) é importante a vacinação e o sexo seguro (preservativo galera!). O uso de preservativos nem sempre evita a transmissão, portanto vacinar a população não contaminada é muito importante no combate a disseminação. No Brasil, meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos podem ser vacinados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas contaminadas por HIV, entre 9 e 26 anos, e os demais grupos etários podem ser vacinados com indicação médica em serviços privados.

 

Fontes:

www.issm.info

www.inca.gov.br

www.drauziovarella.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *